BIOFLORESTA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entre-Ijuís Ganha DINHEIRO com a produçao de óleo comestivel

Ir para baixo

Entre-Ijuís Ganha DINHEIRO com a produçao de óleo comestivel Empty Entre-Ijuís Ganha DINHEIRO com a produçao de óleo comestivel

Mensagem por Admin Dom Out 03, 2010 9:32 pm

Dados do IBGE indicam que a agroindústria ganha cada vez mais espaço em todo o país. Somente em 2007, segundo o órgão, o índice do ano fechou em 5%, impulsionado pelo aquecimento da demanda por alimentos em países em desenvolvimento, dentre outros fatores. Seguindo esta tendência, na região das Missões, são inúmeras as agroindústrias que surgiram nos últimos anos como alternativa de geração de emprego e renda, mantendo assim as famílias no campo. São agroindústrias de licores, vinhos e espumantes, embutidos, doces e bolachas caseiras, cachaça artesanal e há também agroindústria de óleo vegetal comestível.

Na propriedade de Roque e Vera Dalla Vechia, em Carajazinho, interior de Entre-Ijuís, está instalada a Giroil Agroindústria, que produz óleo (extra-virgem), a partir de sementes de canola, girassol e linhaça. Na propriedade são cultivados ainda soja e milho, além da criação de gado de corte. Dalla Vechia explicou que a agroindústria surgiu da necessidade de buscar alternativas, agregando valor e renda, diante das dificuldades que a agricultura enfrenta, principalmente no que tange a questões climáticas. "Um ano colhemos bem, mas nos seguintes amargamos frustrações", comentou.

Após uma visita do casal Dalla Vechia a uma empresa em São Paulo, veio a idéia de montar uma agroindústria, a partir da produção própria, criando também uma boa alternativa de plantio de cultura de inverno. Foram destinados 50 hectares para a canola, 100 hectares com girassol e 150 com linhaça das variedades marrom e dourada. Foram investidos mais de R$ 150 mil, na construção do prédio de 200m/2 e na aquisição dos equipamentos para a produção do óleo. Roque Dalla Vechia, disse ainda que a capacidade de produção é de 100 litros de óleo por dia, no entanto, somente chegará a este volume, quando houver demanda.

A atividade da agroindústria tem autorização da Anvisa por atender os requisitos exigidos. "Outro cuidado que se tem é com "a torta" produto resultante do esmagamento das sementes de linhaça, canola e girassol. Após a extração do óleo de linhaça, se obtém a farinha de linhaça desengordurada, rica em fibras e lignanas, que ajudam a eliminar gorduras e toxinas, contribuindo no emagrecimento e prevenção de câncer de intestino. A torta de girassol e canola servirá de composto para a ração animal, aqui na propriedade tudo se transforma", comentou o produtor rural, que há mais de 17 anos pertence ao quadro associativo da Cotrisa.

ÓLEOS

Vera Dalla Vechia informou que os óleos extraídos a frio, são elaborados de forma artesanal, onde as sementes são esmagadas em prensa mecânica. O óleo bruto obtido passa por um processo de decantação dos materiais turvos suspensos, após é filtrado sem adição de nada, conservando todos os elementos nutritivos e as informações energéticas da planta que lhe deu origem. Nos óleos vegetais encontram-se os Ômegas, ácidos graxos essenciais, que são moléculas de gordura encontradas em algumas sementes oleaginosas, como de linhaça, girassol e canola.

Para que essas moléculas estejam em estado funcional e bioativas (ativam a vida), esses óleos devem ser extraídos a frio, não mais de 45 graus. Os ácidos graxos essenciais são às "gorduras boas", que são necessárias as células de nosso corpo e exercem papéis fundamentais na produção de energia, aumento de metabolismo e crescimento muscular, transporte de oxigênio, crescimento normal celular, funções nervosas e regulação hormonal, auxiliam no funcionamento da mente, ajudando na transmissão do impulso nervoso, e melhorando a saúde cardiovascular diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos. A prensagem a frio não é um atributo a mais e sim um requisito básico para a obtenção de um óleo saudável e funcional. Atualmente, os óleos produzidos por Giroil Agroindústria, em Carajazinho já são encontrados no Mercado Público em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, em casas especializadas e supermercados de Santo Ângelo, Santa Rosa, Três de Maio e também fora do estado.

Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do Instituto Científico para estudo da Linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.

CANOLA

Os grãos de canola produzidos no Brasil possuem de 24 a 27% de proteína e em média 38% de óleo. Dos grãos de canola além de óleo, usado para consumo humano ou para produção de biodiesel, se extrai o farelo, que possui de 34 a 38% de proteínas, sendo excelente suplemento protéico na formulação de rações para bovinos, suínos, ovinos e aves.Mundialmente se observa crescente interesse no consumo de óleo de canola por estar sendo muito indicado por médicos e nutricionistas como alimento funcional para pessoas interessadas em dietas saudáveis, em razão da sua excelente composição de ácidos graxos.

O óleo de canola tem um alto percentual de gorduras insaturadas saudáveis (93%), não contém colesterol nem gordura trans-saturada, e o menor percentual de gordura saturada (7%) de qualquer óleo comestível comum. Esta composição ajuda a reduzir o risco de cardiopatias vasculares, com a redução do colesterol total do sangue e da lipoproteína de densidade baixa ("mau colesterol"). Existe vasta evidência científica demonstrando os benefícios associados ao consumo das gorduras insaturadas presentes em óleo de canola. Ao usá-lo como substituto de outros óleos comestíveis comuns, os consumidores podem seguir as modernas recomendações dietéticas. Com a ausência das barreiras ao uso do óleo de canola à mesa e para cozinhar, quanto ao custo, sabor, conveniência e disponibilidade, este produto fica bastante atraente.
GIRASSOL

O óleo de girassol prensado a frio é riquíssima fonte de Ômega 6, atua como poderoso antioxidante natural, devido a presença de vitamina E natural em sua composição. Também atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando os problemas causados pela depressão e prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson. Auxilia aliviando os desconfortos causados pela menopausa e tensão pré-menstrual.


fonte: A TRIBUNA - Produtor de Entre-Ijuís busca agregar valor e renda com a produção de óleo vegetal comestível

Seu projeto industrial não pode ficar parado - você é nosso parceiro: Adquira hoje sua prensa de escala Industrial

Admin
Admin

Número de Mensagens : 41
Idade : 52
Cidade/Estado : Rondonia/Brazil
Data de inscrição : 09/05/2007

http://biodiesel.own0.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos