Embrapa Agroenergia produz briquetes ao vivo no TecnoShow

Ir em baixo

Embrapa Agroenergia produz briquetes ao vivo no TecnoShow Empty Embrapa Agroenergia produz briquetes ao vivo no TecnoShow

Mensagem por Admin em Sex Maio 28, 2010 12:45 pm

Embrapa Agroenergia produz briquetes ao vivo no TecnoShow Foto_noticia(09 de abril de 2010) De 13 a 17 de abril, a partir da palha de arroz, os visitantes do TecnoShow Comigo 2010 poderão ver ao vivo a produção de briquetes pela Embrapa Agroenergia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os briquetes são produzidos a partir de qualquer biomassa vegetal, matéria-prima que deve ser processada por uma briquetadeira, máquina com capacidade para processar entre 50 e 1000 kg/h de resíduos, diz o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, que estará apresentando a tecnologia.

A briquetadeira, produzida pela empresa Bioware, de Campinhas (SP), funciona de forma simples. Os resíduos são colocados no compartimento chamado silo de armazenagem. Em seguida, o material é conduzido para a caixa extrusora, que retira a umidade, e depois para a matriz aquecida. “A matriz que dá a forma e o tamanho do briquete que será usado como lenha”, explica Dilcio. Esses materiais são produzidos sem adição de produtos químicos ou adesivos e podem ter comprimento de 50 cm a 2 metros.

Todo esse processo poderá ser visto na Casa da Embrapa na TecnoShow Comigo - Feira de Tecnologia Rural do Centro-Oeste Brasileiro acontece em Rio Verde/GO. Dilcio reforça que a característica principal dos briquetes é ter volume menor do que os resíduos originais, com o mesmo poder calorífico, o que favorece o manuseio e barateia o transporte. “Os briquetes podem ser vendidos para a indústria cerâmica, gesseira, laticínios, etc., todo tipo de indústria que usa caldeiras e podem ser usados em pizzarias, padarias, lareiras”, esclarece o pesquisador. Com relação a briquetadeira, é um equipamento apropriado para ser adquirido em cooperativa ou associação de produtores e ser multiusuário.

Os briquetes são biocombustíveis sólidos produzidos a partir de resíduos ou sub-produtos agrícolas, florestais ou industriais utilizados para queima em fornos, caldeiras e outros equipamentos, em substituição a lenha ou carvão vegetal ou mineral. O biocombustível substitui a lenha na sua totalidade, sem a necessidade de qualquer modificação nos equipamentos, inclusive os novos fornos a lenha, trazendo assim economia, comodidade, rentabilidade e a garantia no fornecimento. “Esse aproveitamento ajuda na renda do pequeno produtor, além de evitar que este material seja queimado a céu aberto, causando danos ao meio ambiente”, enfatiza.


Além da casca de arroz, que será utilizada no Tecnoshow Comigo como resíduo, para produção de briquetes podem ser utilizados o bagaço e palha de cana-de-açúcar, bagaço de laranja, serragem e aparas de madeira obtidas em serrarias ou em fazendas de exploração florestal, cascas de coco, de babaçu, de macaúba, de pinhão manso, folhagens, resíduos orgânicos de filtração. Também podem ser utilizados troncos finos que não são aproveitáveis para a confecção de móveis ou tábuas, mas que podem ser adensados e utilizados como fonte de energia térmica.


Espaço Casa da Embrapa
A Casa da Embrapa, espaço permanente de transferência de tecnologia da Empresa localizada na área da feira, vai ser um ponto de atração de produtores, técnicos e população em geral. A área interna do espaço está equipada com auditório de 50 lugares e duas cozinhas com capacidade para 15 e 10 pessoas cada.

A área externa da Casa será transformada em uma vitrine de tecnologias composta de Jardim de Tecnologias onde os visitantes poderão observar flores tropicais, cultivos de hortaliças e maracujá ornamental em vasos, além de ter contato com espécies como amaranto quinoa, e kenaf. Sob a coordenação da Embrapa Transferência de Tecnologia, 17 centros de pesquisa da Empresa estarão expondo tecnologias na 9ª edição da TecnoShow Comigo 2010.

Mais informações sobre a produção de briquetes pode ser obtida no site da Embrapa Agroenergia www.cnpae.embrapa.br, twitter.com/cnpae ou pelo email sac.cnpae@embrapa.br e sobre a programação da Embrapa na 9ª edição da Tecnoshow Comigo acesse o site do evento: www.tecnoshowcomigo.com.br http://www.tecnoshowcomigo.com.br.


Embrapa Agroenergia
Agroenergia: foco em soluções - da biomassa à energia
Internet: www.cnpae.embrapa.br
http://twitter.com/cnpae
Jornalista responsável: Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
E-mail: daniela.collares@embrapa.br
Tel: (61) 3448-1581

Admin
Admin

Número de Mensagens : 41
Idade : 48
Cidade/Estado : Rondonia/Brazil
Data de inscrição : 09/05/2007

http://biodiesel.own0.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum